6 truques para o Marketing nas Midias Sociais

Home > Blog > 6 truques para o Marketing nas Midias Sociais

Categorias: Blog, Midias-sociais, Internet, Twitter




Parece tolice agora, mas há pouco tempo, as pessoas pensavam nas mídias sociais como uma moda passageira. Hoje, o Facebook atingiu o mesmo status que a Microsoft ou que a Apple. Os marqueteiros já não são despedidos ao comprar anúncios no Facebook.

Devido ao crescimento do Facebook como plataforma de anúncios, assim como todas as mídias sociais, os preços dispararam. Mesmo com as sazonalidades, o investimento em mídias sociais requer um investimento significativo.

Por sorte, existem alguns truques que podem ser utilizados para aumentar a exposição da marca e direcionar as mensagens da empresa sem grandes investimentos financeiros. Vejamos seis deles:

1. Os melhores benchmarks são os que você utiliza

A chegada das mídias sociais trouxe os milhares de painéis de controle. Apesar disso, o mercado ainda precisa de padrões comparativos, índices, e normas que a maioria dos canais de mídias têm.

As empresas ainda perdem tempo procurando um painel de controle que consolide todas as informações, ao invés de investir uma ou duas horas para entender o que impacta mais a performance de sua marca, produto ou serviço. A bem da verdade, a maioria das marcas não precisa de um painel de controle incrível. Se você quer medir a performance social, comece olhando para os dados de interações em seu próprio site e compare-os com o que você vem fazendo a cada semana, a cada mês, a cada temporada.

Tente identificar tendências e destaque os dias que em que seus posts obtiveram mais interação. Coisas como esta permitem descobrir quais conteúdos você deve criar. Pode-se descobrir, por exemplo, que artigos destinados a mães têm melhores resultados se enviados na quarta-feira de manhã, e que os sábados e domingos são os piores dias, quase sem visualizações.

É possível ver muitas empresas comemorando as conquistas de fãs e interações, sem saber o que alavancou estes efeitos. Os constantes testes de hipóteses devem esclarecer quais estratégias funcionam melhor em seus posts, permitindo que você repita estas fórmulas de sucesso.
Brevidade é a palavra-chave para a performance nas mídias sociais. Posts curtos, vídeos, tuites, e coisas simples como uma foto tendem a criar conexões com seu público e amplificar o alcance de sua marca. Ao monitorar o desempenho destas ações, você pode aprender qual é a duração ideal do vídeo, ou o melhor tamanho de texto para seus post futuros.

Encontre projetos de conteúdo e monitoramento em mídias sociais.

2. Redefina seu ROI

Todos os profissionais de marketing focam no ROI, ainda que esta seja uma métrica de negócios e não de marketing – e certamente não é uma métrica de mídias sociais. Dito isto, o retorno do investimento em mídias sociais geralmente resulta de dois outros investimentos: interação e influência. Redefina o ROI para criar posts que gerem alta interatividade, e acompanhe de perto que você esta influenciando – as pessoas que comentaram, compartilharam, lincaram ou retuitaram.

Olhar de perto a performance ajuda às marcas a entenderem o que acarreta em mais interações por post e focá-los em critérios específicos. Dentre as questões que devem ser consideradas para o monitoramento da performance estão: Que tipo de post é este? Ele esta fazendo um pergunta ou é apresentado como uma afirmação? É focado na marca ou nos fãs?
Utilize o Plano VIP.

3. Lembre-se de que toda a mídia impacta socialmente

Descobriu-se que incorporar anúncios feitos em TV, revistas e rádio, podem aumentar três vezes a performance da marca nas mídias sociais. Alinhe suas campanhas nos diversos canais de mídia.

Permita o compartilhamento de todos os seus conteúdos. Parece algo óbvio, mas algumas empresas ainda esquecem os elementos básicos de uma estratégia social. Sempre que você tiver uma oferta online especial, inclua um botão de compartilhamento para os usuários que acessaram a página da oferta. Isto faz com que a mensagem seja realimentada no Facebook e no Twitter, ampliando assim o reconhecimento da sua oferta e adicionando um contexto social.

Assim como todas as mídias impactam nas mídias sociais, elas podem ter um profundo impacto em outros canais, como nas bucas. Entender os tópicos e interesses de seus seguidores pode ajudar na descoberta de novos públicos potenciais. Uma rede de restaurantes pode descobrir que um grande número de seus fãs estão interessados em música clássica, por exemplo. Teste este público em outras mídias como anúncios online em banners e em buscas.

Compare os planos do Comunica Geral.

4. Aproveite a vantagem das coisas mais fáceis

Muitas empresas com perfil no Facebook ainda não estão aproveitando da possibilidade de marcar um post para ficar sempre no topo da página, possibilitando que todos os visitantes vejam este post. Esta é uma maneira fácil de aumentar a visibilidade de ofertas e negócios especiais. Faça isto com suas mensagens mais importantes para terem maior exposição.

É muito fácil e importante dar motivos para os clientes se engajarem através das mídias sociais. Coisas simples como perguntas, cupons e vídeos, funcionam bem para iniciar as interações. Isto nos remete a um ponto anterior: quando você experimenta tipos diferentes de posts, você descobre quais são que geram o maior engajamento. Aprenda com isso e continue a experimentar e a monitorar seu progresso.

5. Destaque os seus clientes

Se você estiver procurando por um truque fácil para ampliar o engajamento, deixe os seus fãs e clientes serem o foco de seu perfil nas mídias sociais. Se você estiver fazendo um concurso, ou um teste de conhecimentos, publique a foto do vencedor no perfil de sua empresa por um dia ou dois. Isto ajuda a criar a percepção que o cliente é parte integrante da marca, e eles irão recompensá-lo com a propaganda boca-a-boca.

E não subestime os benefícios deste boca-a-boca. Quando os clientes compartilharem estes conteúdos, eles irão experimentar o que é chamado de “15 interações de fama”. Estes posts vão se espalhar através do grupo social do vencedor do concurso e levar ainda mais pessoas às suas páginas, criando mais interações.

As marcas devem recompensar o feedback dos bons influenciadores nas mídias sociais e mantê-los próximos. Isto pode ser feito oferecendo uma prévia de produtos novos a serem lançados, ou solicitando opiniões sobre o design de novos produtos. Quando você notar que alguns fãs estão respondendo às suas iniciativas, recompense-os.

Adquira os certificados de experiência profissional do Comunica Geral.

6. Brinque de siga o líder

Um dos melhores modos de aumentar o reconhecimento de sua marca é seguir pessoas e marcas que já têm um grande público ou que representam tendências. Esta é uma técnica comprovada para aumentar as bases de seguidores no Twitter ou Pinterest.

Isto ajuda na publicação de posts relacionados a tópicos populares. Mas não quer dizer que você deve mimetizar as marcas que têm grande número de seguidores – seria uma forma de alienar o público e parecer falso. O melhor é estar atento às hashtags mais utilizadas no Twitter e relacionar os posts de sua marca a estes tópicos. Quando você se alinha com os assuntos mais comentados, é a melhor forma de criar o reconhecimento da marca.

As mídias sociais são feitas do que as pessoas gostam, então jogue fora as velhas definições. Quando você estiver monitorando ativamente o interesse de seus fãs, seja com pequenas ou grandes verbas, você vai criar uma presença social poderosa.





 


Publicado em: 24/05/2012 | Por: Rafael Wendel Pinheiro | Voltar para Blog

Nenhum comentário para esse post


Deixar um comentário













captcha